A empresa tecnológica Hikvision instala-se na Cantábria com o seu centro de referência para o Norte de Espanha

A presidenta de Cantábria, María José Saénz de Buruaga, visitou hoje, com o presidente da Hikvision Iberia, Ethan Qu, as instalações da Torre Xtela do Parque Científico e Tecnológico (PCTCAN), onde a multinacional chinesa instalará o seu centro de referência para o norte de Espanha, 「um hub de inovação」 que servirá como centro nevrálgico para o desenvolvimento de novas soluções e a exposição das últimas novidades em matéria de AIOT - Inteligência Artificial combinada com Internet das Coisas.

Para isso, o principal responsável da Hikvision Iberia deslocou-se a Cantábria para assinar com o conselheiro de Indústria, Emprego, Inovação e Comércio, Eduardo Arasti, o contrato de arrendamento de um andar completo da Torre Xtela. Desta forma, a multinacional, com mais de 58.000 trabalhadores, mais de 100.000 clientes e mais de 10.000 patentes, será uma das empresas que começará a preencher esta infraestrutura situada junto ao Instituto de Hidráulica, após mais de 10 anos vazia, 「um ponto de inflexão importantíssimo」.

A esta junta-se a start-up de serviços de inteligência artificial Hikvision e Deduce Data Solutions, que ocupa o quarto andar da Torre Xtela desde o passado mês de março e que nasceu nesse mesmo edifício dentro do Programa Torre Xtela 2023, e a consultora de eficiência energética e tecnologias renováveis Sawatci, que se mudará este ano da sua atual sede em El Astillero.

A presidenta agradeceu à Hikvision a aposta por Cantábria com a instalação de toda a sua tecnologia para formar clientes e apresentar os seus produtos a todas as empresas interessadas em conhecê-los e explicou que este centro gerará sinergias com empresas tecnológicas locais e entidades públicas para o desenvolvimento de acordos de colaboração, pelo que, na sua opinião, 「representa uma enorme oportunidade」 para as empresas cántabras que queiram desenvolver produtos e soluções sobre as plataformas da Hikvision.

Além disso, destacou que o equipamento da Hikvision servirá também como centro de I&D para avançar em soluções de Inteligência Artificial e Cibersegurança, permitirá adicionar valor tecnológico a Cantábria e a outras regiões de Espanha, e, segundo disse a presidenta, 「colocará Cantábria no mapa」 para os mais de 58.000 trabalhadores da empresa e os seus clientes.

Assegurou que a chegada desta companhia tecnológica, líder mundial em soluções audiovisuais, de segurança e inteligência artificial, 「nos ajudará no objetivo que temos como Governo de gerar um novo modelo produtivo com maior valor acrescentado e mais futuro」.

Confiou que esta empresa se torne 「um grande ativo para nos posicionarmos como esse destino tecnológico e digital que Cantábria quer ser e está a caminho de ser」, sendo uma empresa 「tractora」 capaz de gerar oportunidades de desenvolvimento empresarial no setor tecnológico e digital de Cantábria, bem como potenciar a atração de outras empresas para a Comunidade Autónoma.

「Cantábria é hoje uma região aberta ao investimento, à inovação e à transformação do seu modelo produtivo」, sublinhou Buruaga, que confiou que os projetos em que 「estamos a trabalhar intensamente, frutifiquem e venham mais」, porque, na sua opinião, 「Cantábria está a tornar-se uma região mais atrativa para o investimento, a atividade económica e o emprego」.

Nesse sentido, recordou as medidas 「de grande impacto」 implantadas no primeiro ano de legislatura para atrair investimento internacional e favorecer a chegada de novos projetos empresariais, tais como a reforma fiscal, dirigida ao crescimento económico e à criação de emprego com uma redução de todos os impostos regionais; as deduções fiscais que se introduzirão em 2025 para captar investimento estrangeiro e para as pessoas que transfiram a sua residência habitual para Cantábria desde outra comunidade autónoma ou do estrangeiro, e o projeto de Lei de Simplificação Administrativa e de Redução de Cargas Burocráticas, além da aposta pelo investimento público, os incentivos à inovação e as ações direcionadas a dotar as empresas das infraestruturas de solo, energia e comunicações que necessitam.

「Essa é a nossa receita e está a dar os seus frutos, tanto que antes víamos as empresas não se aproximarem ou fugirem de Cantábria e agora vemos como olham e escolhem a nossa região porque as nossas políticas geram confiança, oferecem certezas e apostam em setores que marcam um modelo produtivo mais inovador, verde e sustentável」, afirmou a presidenta.

Por sua vez, o presidente da Hikvision Iberia explicou que 「selecionamos Cantábria como nossa base para o norte de Espanha, reconhecendo a sua importância estratégica e o notável potencial de crescimento desta região」, pelo que, na sua opinião, 「hoje marcamos um ponto de inflexão significativo com a inauguração do nosso novo centro de inovação na Torre Xtela no PCTCAN」.

「Estamos profundamente comprometidos com a inovação e com a colaboração estreita com empresas locais e entidades públicas」, destacou Ethan Qu, que confiou 「plenamente」 que este projeto contribuirá para o crescimento económico e tecnológico de toda Cantábria.

Hikvision em Cantábria

O centro de referência da Hikvision arrancará inicialmente com cinco postos de trabalho sénior, com a ideia de chegar a 20 em cinco anos, que liderarão o estabelecimento inicial da multinacional em Cantábria e o seu futuro crescimento.

O novo hub de inovação da Hikvision na Torre Xtela ocupará um andar completo de 380,96 metros quadrados, e incluirá um showroom de 150 metros quadrados, onde serão exibidas as últimas inovações da empresa em AIOT (Inteligência Artificial combinada com Internet das Coisas). Portanto, este centro nevrálgico será fundamental para o desenvolvimento de novas soluções e a demonstração das capacidades avançadas da Hikvision.

O Hub de Inovação da Hikvision situado em Santander terá como objetivo principal contribuir para o desenvolvimento da inovação no norte de Espanha, servindo como centro nevrálgico para o desenvolvimento de novas soluções e a exposição das últimas novidades da Hikvision em matéria de AIOT - Inteligência Artificial combinada com Internet das Coisas.

O eixo do Hub de Inovação será a convergência, onde a integração de hardware e software contribuem para o desenvolvimento de soluções inteligentes para diversos mercados verticais.

Pretende ser, além disso, um ponto de encontro dos diferentes grupos de interesse em matéria de segurança e novas tecnologias, por meio de sessões colaborativas e formativas para fomentar a inovação, e apresentações de novos produtos e soluções, trazendo as principais empresas tecnológicas, integradores, indústria e administração pública do norte de Espanha ao Hub de Inovação.